2.jpg
artsexylightbox

Miradouro das Lagoas – Poço do Bacalhau PR3FLO

 

Este trilho inicia-se junto ao Miradouro das Lagoas Negra e Comprida e termina no Poço do Bacalhau, na Ponta da Fajã. Ao longo do percurso, encontra diversas espécies de flora da floresta Laurissilva e pode observar várias espécies de aves. O percurso situa-se na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé e na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e Costa Oeste.

Siga por um caminho de pé posto, ao longo de um extenso tapete de turfeira (Sphagnum spp.). Caminhe cerca de 1 km e encontrará a Caldeira Seca. Prossiga, alguns metros, pela estrada a subir até encontrar a marcação da entrada do caminho de pé posto, do lado esquerdo. Esta área poderá ter algumas zonas com água parada e lamas, recomendando-se que tenha algum cuidado. Após alguns metros, encontrará a Lagoa Branca, lugar de excelência para observação de aves.

Continuando no trilho, chegará a um caminho de terra batida. Vire à direita e siga em frente atravessando a ponte da Ribeira do Ferreiro. Caminhe mais 1 km e vire à esquerda para um novo caminho de terra batida que segue em direção à falésia. Aí, prossiga descendo a pastagem pela sua direita. À sua esquerda vê a Fajãzinha e em frente a Fajã Grande. Um pouco mais à frente encontrará, à esquerda, uma cancela de madeira que dá acesso a uma antiga escadaria em pedra. Transponha a cancela e desça a escadaria em direção às pastagens da Fajã Grande. Prossiga o caminho ao longo da Ribeira das Casas até ao Poço do Bacalhau.

Ao longo do percurso encontram-se diversas espécies de flora da floresta Laurissilva, bem como várias espécies de avifauna.

 

Dificuldade: média

Distância: 7km

Duração média: 3h

Altitude:
Altitude mínima: 22 m
Altitude máxima: 637 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início: Miradouro das Lagoas Negra e Comprida (39°26’23.67’’ N | 31°13’26.89’’ O)

Fim: Fajã Grande - Poço Bacalhau (39°27’31.54’’ N | 31°15’22.25’’ O)

 

Como chegar
Partindo de Santa Cruz, siga pela Estrada Regional 1-2 em direção à zona da Matosa e vire à direita no entroncamento. Percorra a Estrada Regional 2-2, no interior da ilha, e siga pelo desvio para o Miradouro das Lagoas Negra e Comprida, devidamente assinalado, entre os quilómetros 8 e 9.