artsexylightbox

Lajedo – Fajã Grande PR2FLO

Este trilho inicia-se na freguesia do Lajedo, passa pelas freguesias do Mosteiro e da Fajãzinha e termina na Fajã Grande. O trilho acompanha os desníveis dos declives vulcânicos existentes entre as várias freguesias. É possível encontrar diversas espécies de flora da floresta Laurissilva e observar várias espécies de aves.

Inicie o trilho por um caminho de pé posto, junto ao miradouro com vista sobre o Ilhéu do Cartário. Siga em frente até encontrar uma estrada de asfalto, no Mosteiro. Vire à esquerda, passe pelo largo da igreja e prossiga pela estrada até encontrar outro caminho de betão. Transponha uma pequena ponte sobre a Ribeira do Mosteiro. Prossiga em frente num caminho de pé posto até chegar à estrada e continue ao longo desta, até ao local onde a estrada desenha uma curva acentuada à direita. No fim da curva encontra a vereda que desce ao centro da Caldeira. Prossiga por uma subida que o levará novamente à estrada asfaltada. Depois, siga até à primeira curva acentuada na estrada, vire à esquerda junte à seta sinalizadora e prossiga pelo trilho em direção à Fajãzinha.

Chegado à freguesia, prossiga pelo caminho calcetado, passe em frente à igreja e chega à praceta central da freguesia, o Rossio. Atravesse a freguesia seguindo a sinalização, vire à esquerda por um caminho de pé posto e prossiga em frente. No fim do caminho, já na Estrada Regional encontra um antigo moinho de água e atravesse a ponte sobre a Ribeira Grande. À direita encontra um caminho calcetado que o levará até ao Poço da Ribeira do Ferreiro, um dos lugares mais belos do arquipélago.

Regressando pelo mesmo caminho atravesse sobre a ponte da Ribeira do Ferreiro. Logo a seguir vire à direita por um caminho alcatroado. Depois de 700 m, entre num caminho de pedra calçada e siga entre pequenos terrenos de pastagens até à Fajã Grande. Na Rua Senador André de Freitas percorra os últimos metros do percurso até à Zona Balnear da Fajã Grande.

Ao longo do percurso encontram-se diversas espécies da floresta Laurissilva e várias espécies de avifauna.

Dificuldade: média

Distância: 10 km

Duração média: 3h30

Altitude:
Altitude mínima: 23 m
Altitude máxima: 293 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

Início: Lajedo – igreja (39°23’37.575’’ N | 31°15’4.398’’ O)

Fim: Fajã Grande – porto (39°27’29.00’’N | 31°15’48.11’’ O)

Como chegar
Partindo da Igreja Nossa Senhora dos Milagres, no Lajedo, concelho das Lajes, vire à direita junto ao império do Espírito Santo e suba até chegar ao miradouro onde encontrará assinalado o início do percurso.