4.jpg

Parque Natural do Faial

 

O Parque Natural do Faial, o qual prima pela inovação, foi distinguido pela Comissão Europeia, como o destino para representar Portugal no programa EDEN (European Destinations of Excellence – Destinos Europeus de Excelência), importante galardão atribuído pela União Europeia aos melhores locais da Europa para atividades turísticas sustentáveis, e que pela primeira vez se associa ao nosso país. Este programa teve início em 2007 mas 2011 é o primeiro ano em que Portugal se associa.

 

A biodiversidade e a geodiversidade do Faial são elementos da nossa identidade, herança que exige uma gestão sustentável, de forma a poder ser observada pelas próximas gerações. Assim e para preservar tão precioso tesouro natural, foi criado o “Parque Natural do Faial”, Esta estrutura permite a gestão do território, orientada para a conservação da natureza bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar dos residentes. O Parque Natural do Faial tem 13 áreas protegidas que ocupam 18% da área terrestre, o que corresponde a cerca de 30 Km2 e 189 Km2 de área marítima. No Parque Natural do Faial, encontram-se habitats únicos no mundo que albergam exemplares de espécies de fauna e flora endémicos do património natural dos Açores.


Convidamo-lo a visitar-nos… venha à descoberta de um Parque Natural onde a natureza está intacta! Encontre um "Destino de Excelência"

 

O Parque Natural da Ilha do Faial foi criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 46/2008/A, de 7 de novembro.