artsexylightbox

Levada PR3FAI

O trilho começa na freguesia dos Cedros próximo do lugar do Alto do Chão e termina no Cabeço dos Trinta, na freguesia do Capelo. Este trilho desenvolve-se ao longo da única Levada existente na região. Ao longo do trilho pode observar vários exemplares da fauna e flora característica do arquipélago.

“A maior obra de engenharia dos Açores”, assim qualificada aquando da sua inauguração em 1964, levou quatro anos a ser construída e sete a ser planeada. A Levada, canal com 10 km (atualmente apenas se pode percorrer 8 km) de extensão implantado a 680 m de altitude, tinha como principal função a produção de energia hidroelétrica recolhendo em vários pontos água proveniente das zonas de Castelhano, Cabeço, Risco, Fajãs, Cabras, Guarda-Sol e Águas Claras, posteriormente canalizadas desde o reservatório principal, com capacidade de armazenamento de 1000 m3, até à central mini hídrica do Varadouro.
Ao longo do trilho terá oportunidade de observar excelentes exemplares de flora Laurissilva, como o louro-da-terra (Laurus azorica), o sanguinho (Frangula azorica), o azevinho (Ilex perado subsp. azorica) e a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum). Relativamente às espécies faunísticas possíveis de observar são essencialmente aves dos Açores, nomeadamente a galinhola (Scolopax rusticola), o melro-preto (Turdus merula azorensis), a estrelinha-de-poupa (Regulus regulus inermis) e o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti). O percurso termina próximo de um cone vulcânico, o Cabeço dos Trinta, o qual pode visitar através de um túnel que dá acesso ao seu interior.

Cedros - Alto do Chão 38°36’6.02’’ N; 28°42’33.84’’ O

Dificuldade: Fácil
Extensão: 8 km
Duração média: 2h30
Altitude:
Altitude mínima: 668 m
Altitude máxima: 752 m
Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

Como chegar
Saindo da cidade da Horta, siga pela Estrada Regional em direção à freguesia dos Cedros. Vire na Rua da Igreja e siga até ao cruzamento da estrada de asfalto. Vire à sua direita e siga sempre a estrada até encontrar a indicação para o trilho.