2.jpg
artsexylightbox

Descida à Caldeira

 

O trilho começa e termina no Miradouro da Caldeira. Desce até ao fundo de uma das mais espetaculares e maiores caldeiras vulcânicas do arquipélago, onde se pode encontrar, em perfeito estado de conservação, a vegetação natural dos Açores.

Na descida à Caldeira pode observar-se toda a copiosa exuberância da Laurissilva húmida. Este é um dos mais preciosos redutos da flora natural do arquipélago, inserido na caldeira de um vulcão com uma área de cerca de 330 ha, 2 km de diâmetro e uma profundidade média de 400 m.

Dada a necessidade de conservação dos valores naturais presentes na Caldeira do Faial, com relevo para a singularidade geológica, biológica e paisagística deste local, foi criado o Regulamento de Acesso à Caldeira 

Nos termos do novo regulamento, a visita ao interior da Caldeira é feita, obrigatoriamente, entre o nascer e o por do sol e sempre acompanhada por um guia.  O acesso de visitantes ao interior da Caldeira está condicionado a uma capacidade máxima de carga diária de 40 visitantes, sendo que a permanência nesta área protegida não deve ultrapassar as 3 horas.

O acesso é assegurado através de serviços prestados por entidades registadas como empresas de animação turística, bem como, nas condições definidas na legislação aplicável, as agências de viagens, as empresas proprietárias ou exploradoras de empreendimentos turísticos e os empreendimentos de turismo da natureza.

As referidas entidades prestam o respetivo serviço de condução de visitantes no interior da Caldeira do Faial através de guias de Parques Naturais dos Açores, habilitados com a formação de guia da Caldeira do Faial. Consulte a área "O que Fazer" no separador dos Parceiros.

 

Regulamento de Acesso ao Interior da Caldeira, clique aqui

Normas de Conduta na Caldeira do Faial, clique aqui

Caso seja entidade habilitada, pode efetuar o seu pedido de autorização aqui

 

Dificuldade: Difícil

Extensão: 3 km

Duração média: 3h30

Altitude:

Altitude mínima: 574 m

Altitude máxima: 908 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início e fim: Miradouro da Caldeira (38°34’49.44’’ N | 28°42’23.14’’ O)

 

Como chegar

Partindo do Largo Duque D’Ávila e Bolama, no centro da cidade da Horta em frente à Câmara Municipal, siga na direção norte para a freguesia dos Flamengos e acompanhe a sinalética com a indicação "Caldeira".