artsexylightbox

Capelo - Capelinhos PRC1FAI

O trilho começa e termina junto à estrada que sobe para o Cabeço Verde. Passa por locais únicos, destacando-se a Furna Ruim, o Caldeirão e toda a paisagem sobre a Península do Capelo. Ao longo do percurso é possível observar vários exemplares da floresta Laurissilva.

Inicie o percurso junto à estrada que sobe para o Cabeço Verde, um dos cones vulcânicos da Península do Capelo, na zona oeste do Faial. Comece por circundar este Cabeço, com vista para a Fajã da Praia do Norte, Cabeço do Fogo, Morro de Castelo Branco e outros cones vulcânicos presentes na Península do Capelo, alinhados com uma orientação aproximada este-oeste.

Posteriormente, desça à direita no caminho por 750 m. Junto às placas informativas, siga à direita até à Furna Ruim, algar vulcânico com 55 m de profundidade. Prossiga no atalho por entre alguns exemplares da floresta Laurissilva, como louro-da-terra (Laurus azorica), azevinho (Ilex perado subsp. azorica), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e urze (Erica azorica), contornando o Algar do Caldeirão até atingir o caminho de bagacina.

Atravesse o caminho e suba a escadaria em direção ao Cabeço do Canto, do qual irá avistar a paisagem do Vulcão dos Capelinhos. Contorne este Cabeço na sua totalidade e volte pelo mesmo caminho, seguindo as marcações, até alcançar novamente o Cabeço Verde.

Dificuldade: Média

Extensão: 3,1 km

Duração média: 2h30

Altitude:

Altitude mínima: 253 m

Altitude máxima: 488 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

Início e fim: Capelo - Cabeço Verde (38°35’32.89’’ N | 28°47’47.96’’ O)

Como chegar

Saindo da cidade da Horta, siga pela Estrada Regional em direção ao Vulcão dos Capelinhos. Após passar o Parque Florestal do Capelo, vire para as Trupes do Capelo e siga por um caminho secundário até encontrar as indicações para o trilho.