4.jpg
artsexylightbox

Capelo - Capelinhos PRC1FAI

 

O trilho começa e termina junto à estrada que sobe para o Cabeço Verde. Passa por locais únicos, destacando-se a Furna Ruim, o Caldeirão e toda a paisagem sobre a Península do Capelo. Ao longo do percurso é possível observar vários exemplares da floresta Laurissilva.

Inicie o percurso junto ao cruzamento da estrada que sobe para o Cabeço Verde e vire à esquerdo no caminho junto às placas informativas. Siga à esquerda até à Furna Ruim, algar vulcânico com 55 m de profundidade. Prossiga no atalho por entre alguns exemplares da floresta Laurissilva, como louro-da-terra (Laurus azorica), azevinho (Ilex perado subsp. azorica), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e urze (Erica azorica), contornando o Algar do Caldeirão até atingir o caminho de bagacina.

Atravesse o caminho e suba a escadaria em direção ao Cabeço do Canto, do qual irá avistar a paisagem do Vulcão dos Capelinhos. Contorne este Cabeço na sua totalidade e volte pelo mesmo caminho, seguindo as marcações, até alcançar novamente o ponto de partida.

 

Dificuldade: Média

Extensão: 2,6 km

Duração média: 2h00

Altitude:

Altitude mínima: 253 m

Altitude máxima: 488 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início e fim: Capelo - Cabeço Verde (38°35’36.77’’ N | 28°48’9.562’’ O)

 

Como chegar

Saindo da cidade da Horta, siga pela Estrada Regional em direção ao Vulcão dos Capelinhos. Após passar o Parque Florestal do Capelo, vire para as Trupes do Capelo e siga por um caminho secundário até encontrar as indicações para o trilho.