1.jpg
artsexylightbox

Dez Vulcões PR6FAI

  

O trilho começa no Miradouro da Caldeira e termina no Porto do Comprido (freguesia do Capelo). O trilho percorre 10 dos principais vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo, passando por vários locais importantes da geologia, flora e fauna do Faial.

Este percurso associa três segmentos de trilhos existentes no Faial: a Caldeira, a Levada e o Capelo-Capelinhos. O percurso tem início na Caldeira e percorre, como o próprio nome indica, 10 dos principais vulcões existentes no alinhamento fissural da Península do Capelo. A biodiversidade e a geodiversidade são uma constante neste percurso, destacando-se as paisagens arrebatadoras da Península do Capelo e o antigo Farol dos Capelinhos, num autêntico cenário lunar onde é possível pisar terreno formado por cinzas, tufo e bombas vulcânicas.

Este trilho tem um desnível aproximado de 1000 m, permitindo descobrir grande parte da flora endémica dos Açores, desde exemplares de altitude, passando pelos de média altitude e também por espécies características de ravinas e locais abrigados. Termina no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

  

Dificuldade: Difícil

Extensão: 19,3 km

Duração média: 7h

Altitude:

Altitude mínima: 2 m

Altitude máxima: 934 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início: Miradouro da Caldeira (38°34’49.52’’ N | 28°42’22.93’’ O)

Fim: Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (38°35’48.687’’ N | 28°49’28.465’’ O)

 

Como chegar

Partindo do Largo Duque D’Ávila e Bolama, no centro da cidade da Horta em frente à Câmara Municipal, siga na direção norte para a freguesia dos Flamengos e acompanhe a sinalética com a indicação "Caldeira".