1.jpg
artsexylightbox

Trilho dos Dez Vulcões PR6FAI

  

 

O trilho começa no Miradouro da Caldeira e termina no Porto do Comprido (freguesia do Capelo). O trilho percorre 10 dos principais vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo, passando por vários locais importantes da geologia, flora e fauna do Faial.

Este percurso associa três segmentos de trilhos existentes no Faial: a Caldeira, a Levada e o Capelo-Capelinhos. O percurso tem início na Caldeira e percorre, como o próprio nome indica, 10 dos principais vulcões existentes no alinhamento fissural da Península do Capelo. A biodiversidade e a geodiversidade são uma constante neste percurso, destacando-se as paisagens arrebatadoras da Península do Capelo e o antigo Farol dos Capelinhos, num autêntico cenário lunar onde é possível pisar terreno formado por cinzas, tufo e bombas vulcânicas onde agora se encontra o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.
Este trilho tem um desnível aproximado de 1000 m, permitindo descobrir grande parte da flora endémica dos Açores, desde exemplares de altitude, passando pelos de média altitude e também por espécies características de ravinas e locais abrigados. Termina numa das maiores e mais importantes estações baleeiras dos Açores entre 1940 e 1957, o Porto do Comprido.

 

Miradouro da Caldeira 38°34’49.44’’ N; 28°42’23.14’’ O

 

Dificuldade: Difícil
Extensão: 21 km
Duração média: 6h
Altitude:
Altitude mínima: 2 m
Altitude máxima: 934 m
Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Como chegar
Partindo do Largo Duque D’Ávila e Bolama, no centro da cidade da Horta em frente á Câmara Municipal, siga em direção norte para a freguesia dos Flamengos e acompanhe a sinalética com a indicação "Caldeira".