3.jpg

Parque Natural do Faial - Descobre as Zonas Húmidas dos Açores

 

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais do Faial e do Pico promoveram um conjunto de atividades para comemorar os 45 anos de classificação da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico. Neste âmbito e para comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, o Parque Natural do Faial promoveu o atelier ambiental intitulado “Descobre as Zonas Húmidas dos Açores”, entre os dias 02 e 10 de fevereiro em todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo da ilha.


As 12 atividades de sensibilização ambiental realizadas pela equipa educativa deste serviço pretenderam não só salientar a importância da conservação dos ecossistemas das zonas húmidas mas também dar a conhecer aos mais novos as 13 áreas Ramsar classificadas nos Açores, destacando os valores ecológicos da Caldeira do Faial.


Para além do enquadramento teórico aonde foram explorados conceitos sobre a temática, este atelier foi composto por atividades experimentais e pela dinamização de um jogo didático no qual se sensibilizou os alunos para a adoção de um conjunto de medidas sustentáveis a adotar aquando da visitação destes ecossistemas de zonas húmidas.


As Reservas Naturais da Caldeira do Faial e da Montanha do Pico constituem duas das mais antigas áreas protegidas de Portugal. São dois locais únicos no mundo, onde a biodiversidade e a geodiversidade vivem em harmonia com o Homem, sendo um motivo de orgulho para todos os Açorianos.

Crditos