4.jpg

Parque Natural do Corvo

 

A Ilha do Corvo, com apenas 17 km2, geograficamente inserida no extremo ocidental do arquipélago Açoriano, mereceu - por decisão da UNESCO – o reconhecimento como Reserva da Biosfera, integrando assim o programa “O Homem e a Biosfera”. A atribuição deste galardão em 2007 veio premiar a riqueza ambiental, patrimonial e cultural, tão características da ilha do Corvo. Assim, com o intuito de proteger tão significativa riqueza natural, foi criado o “Parque Natural da Ilha do Corvo”.

O Parque Natural do Corvo prossegue os objetivos gerais e de gestão próprios da Rede Regional de Áreas Protegidas dos Açores e os objetivos específicos inerentes às categorias das áreas protegidas que o integram.

A Ilha do Corvo é considerada um local excelente para a observação de aves. Isto justifica-se porque, resultando da arribação acidental de aves entre a América do Norte e a Europa, há nesta ilha uma grande variedade de espécies durante a época de migração de Outono.

O Parque Natural do Corvo integra uma significativa biodiversidade e uma grande variedade de habitats, tendo, por exemplo, 48 espécies de plantas endémicas dos Açores.

A nidificação de importantes colónias de aves marinhas é uma das razões que justifica a importância internacional da Ilha. Das espécies de avifauna aqui existentes destacam-se o Cagarro, o Garajau-comum, o Painho-da-Madeira e o Pombo-torcaz-dos-Açores. É o local onde nidificam as principais colónias de Cagarros da Região.

Visite o Corvo! Desfrute de um Parque onde a extraordinária beleza ambiental anda de mãos dadas com a paz e a tranquilidade, onde o homem se irmana de forma singular e extraordinária com a Natureza.

O Parque Natural da Ilha do Corvo foi criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 44/2008/A, de 5 de novembro

 

A nossa ilha é uma reserva da Biosfera!

Por decisão do Conselho Internacional de Coordenação do programa “O Homem e a Biosfera”, em 2007, a ilha do Corvo passou a integrar a rede Mundial de Reservas da Biosfera. Este reconhecimento internacional reflete as características ambientais, patrimoniais e culturais únicas da mais pequena ilha do Arquipélago Açoriano.

Com uma paisagem singular e excepcional beleza, a ilha do Corvo destaca-se pelo vasto conjunto de espécies com relevância europeia, sendo actualmente, reconhecida como um local privilegiado para a observação de aves. O Corvo apresenta também a maior proporção de endemismos de flora registados no arquipélago.

A paisagem da Ilha do Corvo, abraçada por um mar de isolamento e comunicação, é caracterizada por uma tríade constituída por um núcleo urbano com a arquitetura característica e marcante, descendente de tempos de carência e de ataques de piratas, uma área agrícola polvilhada por pequenos mosaicos compartimentadas por muretes de pedra seca e encimado por um majestático Caldeirão, testemunho do esplendor da criação.

A vasta cultura popular de boa utilização dos recursos, recorrendo a métodos tradicionais de exploração, foi fundamental no processo de classificação como Reserva da Biosfera, este título em nada altera a extraordinária beleza ambiental do Corvo, antes, dá-nos a oportunidade de mais facilmente a promovermos retirando daí mais-valias, incluindo económicas. Ficamos também com a responsabilidade de, coletivamente, protegermos este legado que, a partir de agora, é um dos nossos contributos para o equilíbrio universal.

ImHuman