2.jpg

Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo

 

O Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo (CIACC) é a primeira paragem obrigatória para aqueles que querem conhecer e sentir a ilha, bem como descobrir os seus segredos bem guardados. Complementarmente, podem visitar a “Atafona da Canada”, a última atafona do Corvo que, tal como o Centro, foi recuperada pelo Governo Regional dos Açores.

O Centro é um espaço dedicado à promoção e ao conhecimento dos locais com maior interesse ambiental na ilha, que dá particular destaque à fauna e flora autóctones do Corvo, permitindo-lhe conhecer desde as aves residentes e migratórias, passando pela significativa riqueza de flora terrestre endémica.

É um local privilegiado para a divulgação do conhecimento científico, enriquecendo a experiência daqueles que visitam o Parque Natural.

No seu espaço expositivo os visitantes poderão conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha e a sua relação com as áreas de elevado interesse em termos do património natural existente.

Têm também a oportunidade de “viajar” ao passado, para compreender a influência da interação do Homem com o ambiente, destacando-se os usos, costumes e a forma como efetuaram o aproveitamento dos recursos naturais e o seu desenvolvimento ao longo dos séculos nas áreas protegidas.

Termine a “viagem” na atafona típica da ilha que, durante muitos anos até ao aparecimento das moagens mecânicas, foi o principal processo de farinação ao dispor da população e que funcionava por tração animal. No início dos anos 60 do século XX, o Corvo dispunha de seis atafonas distribuídas por diferentes locais da Vila. Estas construções eram particularmente usadas em locais de escassez de água ou vento e, como tal, podiam ser instaladas no meio do casario, pois não dependiam da existência inconstante destes recursos.

Pode efetuar a visita de forma livre e autónoma ou através da visita guiada que, de forma detalhada, fornece todas as informações sobre a ilha.

 

Serviços

Visita Guiada; Exposição permanente; Projeção de filme/documentário; Ecoteca; Ludoteca e Mediateca; Área Infantil; Loja.

 

Horários

01 NOVEMBRO - 31 MARÇO

terça a sexta > 10h00 - 17h00

sábados | feriados > 14h00 - 17h30

encerrado > domingos | segundas | 1 janeiro | terça Carnaval | domingo Páscoa | 25 dezembro

 

01 ABRIL - 31 OUTUBRO

todos os dias > 10h00 - 18h00

encerrado > domingo Páscoa

 

Visitas guiadas: mediante marcação prévia

Duração da visita: 30 a 45 minutos

Número de pessoas por visita: 4 - 30

  

A entidade gestora reserva-se o direito de fechar o estabelecimento, conforme as condições meteorológicas.

 

Preçário

Entrada Gratuita

 

Crianças até aos 12 anos devem apresentar-se acompanhadas por um adulto.

 

Contactos

Morada: Canada do Graciosa s/n, 9980-031 Vila do Corvo

Telefone: (+351) 292 596 051

E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Como chegar

A partir do núcleo histórico da Vila do Corvo, desloque-se para a “Casa do Espírito Santo”, sita no Largo do Outeiro. Uma vez de frente para este edifício, siga para a esquerda, subindo a Rua do Outeiro, ao longo de 30 m. No cimo, depara-se com uma “canada” à esquerda (localmente conhecida como Canada do Graciosa) de onde pode avistar uma placa do Centro, que se encontra contígua aos edifícios que integram o CIACC, e daí desça até este.

 

Coordenadas GPS

39º40'26,339” N | 31º06'42,779'' O